A Editora Sinthoma foi fundada pelo grupo ESPE em 2023 com a intenção de publicar e fazer chegar aos leitores as investigações, pesquisas e produções expressivas e relevantes na área psicanalítica, desenvolvidas por autores reconhecidos pela seriedade e dedicação nas suas relações com a Psicanálise.
Ao escolher um livro da Editora Sinthoma, os leitores podem esperar obras que vão além do convencional, explorando novas ideias, questionando paradigmas estabelecidos e oferecendo insights inovadores. Nosso compromisso é criar um espaço para a reflexão crítica e aprofundada, incentivando a disseminação do conhecimento psicanalítico. A Editora Sinthoma está empenhada em contribuir para o avanço e consolidação desse campo tão fundamental para a compreensão da experiência humana.
A diretora de publicação e editora Josiane Orvatich, o editor Alexandre Starnino, o conselho editorial composto por Andrea Silvana Rossi, Cristina Hoyer, Daniel Omar Perez, Eduardo Ribeiro da Fonseca, Patricia Leyack, Richard Simanke e Valéria Codato, o coordenador gráfico Murilo Wesolowicz, o diretor executivo do Instituto Espe, Brunno Moretto, e toda a equipe de revisores, produtores gráficos, de logística e produção, fazem todos os esforços para chegar até os leitores excelentes livros na área de Psicanálise, contribuindo com essa importante área do conhecimento.
Psicanálise, clínica e cultura
A linha “Psicanálise, clínica e cultura” é dedicada a temas complexos, densos e aprofundados na área de Psicanálise, tanto clínicos quanto culturais, contemporâneos e pertinentes, a partir do diálogo com Sigmund Freud e o campo de saber por ele fundado. Três livros compõem nosso catálogo da linha: Escritas em Psicanálise, de Patricia Leyack, Inconscientes, de Ricardo Goldenberg e Objeto a, dobra do sujeito, de Eva Lerner.
Fundamentos da Psicanálise
A linha “Fundamentos da Psicanálise” é dedicada a comentar as bases conceituais de Sigmund Freud, com desenvolvimento de importantes autores do cenário psicanalítico. Três livros compõem nosso catálogo da linha: Repetição, de Richard Simanke, Complexo de Édipo e Sexualidade, de Fernanda Samico, e Jacques Lacan: uma introdução, de Alexandre Starnino.
Antologia
A linha “Antologia” é dedicada a publicar uma seleção de ensaios de vários autores mediados por um organizador em torno de uma questão comum. Temas diversos na área de psicanálise são desenvolvidos nessa linha. Um livro compõe nosso catálogo da linha: Quando Freud fala de Arte, com organização de Josiane Orvatich.