Qual a relevância de se discutir sobre “o inconsciente”, um dos maiores conceitos da psicanálise? Haveria consenso e compreensão o suficiente em torno deste fundamento da teoria psicanalítica? Ricardo Goldenberg amplia a discussão, subverte o singular “inconsciente” pelo plural “inconscientes” trazendo novas reflexões ao tema e abrindo para pensarmos as consequências clínicas de revisitar o conceito fundamental da psicanálise, o inconsciente.
Confira como foi o evento online de lançamento do livro Inconscientes, no canal do Instituto ESPE. O autor do livro Ricardo Goldenberg, o psicanalista Robson de Freitas Pereira e a diretora de publicação da Editora Sinthoma Josiane Orvatich debateram sobre um dos conceitos fundamentais da Psicanálise e tema do livro, o inconsciente.
Quer saber mais sobre o livro?
Ricardo Goldenberg, em seu novo livro, percorre um dos mais fundamentais conceitos psicanalíticos, o inconsciente. De Freud a Lacan, o autor traça um amplo desenvolvimento da clínica psicanalítica. Pela via da função do analista articula também questões sobre o político da psicanálise. dos conceitos fundamentais da Psicanálise e tema do livro, o inconsciente.
Ricardo é psicanalista, argentino, reside no Brasil desde 1983. Licenciado em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).